Bem vindo/a ao Sobral de Monte Agraço

Galeria Municipal

A Galeria Municipal abriu ao público em 1992 e está localizada no edifício da Câmara Municipal. Partilha o seu espaço com o Auditório Municipal e o Núcleo Museológico do Vinho.

Ao longo dos anos, este espaço cultural tem contribuído para a divulgação das obras de diversos artistas plásticos. A pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a fotografia, a cerâmica, entre outras, têm sido algumas das manifestações artísticas acolhidas.

EXPOSIÇÃO PATENTE

EXPOSIÇÃO LEILÕES & TRADIÇÕES

11 setembro a 22 outubro 2016

Os Leilões são a tradição festiva viva mais antiga do concelho de Sobral de Monte Agraço. A longa existência deste costume popular, a sua singularidade e a importância que assumiu na vida aldeã faz com que seja, hoje, justamente reconhecido como parte do património etnográfico sobralense cuja memória importa documentar e preservar.

Os Leilões eram acontecimentos periódicos do calendário agrícola, que traduziam ciclos festivos e laborais cujos rituais uniam a comunidade. As suas celebrações estendiam-se entre dezembro e abril e assumiam um duplo sentido: o cerimonioso e o da diversão. A aldeia tornava-se, por essa ocasião, o epicentro do concelho.

Mantiveram durante muito tempo a adesão da comunidade, mas a sua existência prolongada fez-se à custa de algumas modificações e reinvenções.

Hoje, a sobrevivência dos Leilões, apesar de necessariamente diferentes porque não são alheios à transformação da sociedade, é garantida pelas associações culturais, recreativas e/ou de moradores das aldeias.

O associativismo assume, assim, um papel fundamental que tem garantido a sua continuidade em muitas aldeias.

HISTÓRICO

AGUARELAS DE SANTA CRUZ

14 junho a 16 julho 2016

AGUARELAS DA COLEÇÃO DO MUNICÍPIO DE TORRES VEDRAS

O Encontro Internacional de Aguarelas de Santa Cruz é um projeto artístico de continuidade, iniciado em 2008 pela mão do pintor e exímio aguarelista António Bártolo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e contará a partir deste ano com a parceria da AAPOR –  Associação de Aguarela de Portugal.

Tendo como intenção primordial divulgar e valorizar a aguarela como “técnica maior” de expressão artística, bem como promover o território que o acolhe, este encontro promove anualmente, durante o mês de julho, residências artísticas para aguarelistas oriundos de vários países e proporciona momentos felizes de intercâmbio e partilha entre os artistas, os habitantes e visitantes da praia de Santa Cruz.

Fruto destes encontros, existe já um considerável acervo de aguarelas, pertença de todos os cidadãos e que se intenta tornar visível.

ARTISTAS

ANTÓNIO BÁRTOLO . ARACELI CABALLENO HAMILTON . CARLOS ALMEIDA . CARLOS MARQUES .  GILLES DURAND . GOREAN EUGENIN . JUAN VALVERDE . LAURENCE GHISLAIN . LAURIE BRÉDA .  MANUEL BOVANEGRA . MARIA ERMELINDA S. LOPES . MARIE-PAULE DUPUIS . NEMÉSIO RUBIO PEDRAJAS .  PABLO RUBEN LOPEZ SANZ . PAULO MARQUES . PEDRO OROZCO . RAFAEL BARBUDO . RUI PINHEIRO
SALVADOR ORTIS . TXON POMES . VÉRONIQUE LEGROS SOSA

 

 

Integrando 12 artistas e obras datadas entre os anos 50 e 2011, esta exposição pretendeu, sobretudo, dar a ver Desenho contemporâneo. A seleção dos autores e dos trabalhos apresentados teve como principal intuito o enfatizar a diversidade de linguagens e meios adotados, preocupações e resultados plásticos diversos, contribuindo para a afirmação da potencialidade criativa e vitalidade desta disciplina no panorama da produção artística contemporânea.

A abordagem ao Desenho enquanto traço, linha, risco, caligrafia, sulco, luz, sombra, cor, mancha, forma, textura, movimento, gesto, incisão ou rasura, elementos que o constituem, surge como fio condutor desta seleção de obras e autores.

ARTISTAS

ANA HATHERLY . DOMINGOS LOUREIRO . JORGE MARTINS . JÚLIO POMAR . LUÍS DOURDIL . MARIA BEATRIZ . MARIA KEIL . PEDRO CALAPEZ . PEDRO SARAIVA . ROGÉRIO RIBEIRO . RUI SANCHES . SOFIA AREAL

 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA E ESCULTURA

16 janeiro a 13 de fevereiro 2016

Sobralense desde sempre, a artista tem vindo a criar inúmeras obras entre pintura e arte do barro, divulgando a cultura da nossa terra.

ARTISTA
ALDA BATISTA

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS

05 dezembro 2015 a 09 janeiro 2016

Nesta exposição as obras apresentam-se com modelos, cores e texturas, serenamente combinados, onde a magia da modelação e a grande qualidade técnica e estética produzem um perfeito equilíbrio de sensações.

ARTISTA
VICTOR MOTA

Contactos

  • De terça-feira a sábado das 14h00 às 19h00, exceto feriados, sempre que se encontram exposições em exibição.
  • Rua 10 de Fevereiro | 2590-002 Sobral de Monte Agraço
  • decas@cm-sobral.pt
Tamanho da fonte
X